• Telesom

Como a alimentação ajuda a ouvir melhor

Atualizado: 8 de Mar de 2019

Você sabia que o conteúdo do prato também influencia na qualidade da audição?



Estamos acostumados a ouvir que a barulheira do dia a dia prejudica a audição, mas acabamos nos esquecendo dos outros fatores que podem causar a perda auditiva.


Um estudo feito pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos pela médica Sharon Curhan mostrou que é possível para quem faz boas escolhas na alimentação ser um bom ouvinte por décadas.


"Perder a audição parece algo inevitável, só que nossos achados sugerem fortemente que não é assim."

Os resultados publicados no período científico Journal of Nutrition, mostram que dietas saudáveis diminuem em até 30% a possibilidade de perda auditiva. Trata-se de uma redução significativa, ressalta a médica.


Para entender todo esse processo da audição "saudável", é necessário saber que escutar é um processo complexo. Ele começa com neurônios modificados chamados de células ciliadas que "nadam" em um líquido dentro do ouvido interno, essas estruturas se transformam em impulsos mecânicos em sinais elétricos, que, por sua vez, viajam pelos nervos ao cérebro, onde eles são compreendidos como palavras, músicas, risadas, etc.


Para analisar que tipo de alimentação teria mais influência na saúde auditiva foram estudados pela Universidade Harvard três tipos de cardápios famosos que demonstraram potencial para barrar falhas moderadas e severas na capacidade de ouvir.


  • Dieta Mediterrânea

A dieta mediterrânea conhecida por prevenir o envelhecimento do cérebro em idosos e reduzir o risco de obesidade e doenças cardiovasculares. Ela prega o consumo de abundante de azeite, hortaliças, peixes e oleaginosas, com pouco espaço para a carne vermelha e doces.

  • Dieta Dash

A dieta Dash (Abordagem Dietética para Frear a Hipertensão) prioriza vegetais, gorduras mono e poli-insaturadas, consideradas benéficas, além de orientar a redução no uso de sal e gordura saturada, cujo o exagero ameaça o coração.

  • Dieta Ahei

A AHEI é baseada em um consumo elevado de vegetais, frutas, cereais integrais, nozes e legumes, gorduras ômega-3 e ácidos graxos, ingestão moderada de álcool e pouquíssimo consumo de bebidas adoçadas com açúcar, carne vermelha e processada, gordura trans e sódio.


Essas três dietas obtiveram resultados fortes na saúde auditiva e também na  prevenção de outras doenças que esses cardápios oferecem. 


A perda auditiva adquirida é o resultado do acúmulo de vários fatores, como fluxo de sangue comprometido, falta de oxigenação, danos provocados pelos radicais livres, inflamação e neurodegeneração. E uma alimentação saudável é capaz de atenuar todas essas agressões





15 visualizações

Telesom Curitiba

Rua Marechal Deodoro 352 - Centro 

Horário de Funcionamento: Seg à Sex 09:00hrs às 18:00hrs. Sáb 09:00hrs às 13:00hrs

Pontos de Atendimento Paraná

Litoral; União da Vitória; Morretes; Lapa; Paranaguá

41.3322-9797

41.99597-1283

Telesom Blumenau

Rua 07 de Setembro 1108- Centro

Horário de Funcionamento: Seg à Sex 09:00hrs às 18:00hrs. Sáb 09:00hrs às 13:00hrs

Pontos de Atendimento Santa Catarina - Brusque; Canoinhas; Capinzal; Itaiópoles; Rio Negrinho

47.3322-9000

47.99672-9052

Fique por dentro das novidades em nossas redes sociais

  • Instagram
  • Facebook