• Telesom

“Meu filho ainda não fala!” “Meu filho fala pouco!”.

Essas queixas são familiares para muitos pais. Quando o desenvolvimento da fala não ocorre conforme o esperado, há motivos de preocupação. Mas você sabe os parâmetros do desenvolvimento de uma criança?





A aquisição da linguagem é uma das realizações mais notáveis dos primeiros anos de vida da criança. Um dos pré-requisitos para haver comunicação oral é a audição, modalidade sensorial que permite ao homem perceber sons. Vale lembrar também que o desenvolvimento da linguagem depende não somente das condições biológicas, como também sofre influência de fatores ambientais presentes nos meios em que as crianças estão inseridas, como por exemplo, a família e  a escola. Esses meios assumem papel fundamental no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, pois em um ambiente estimulante e facilitador a criança vai se desenvolver de forma progressiva e natural respeitando seu ritmo individual.  


Muita gente acha graça quando ouve uma criança falando errado. Na maioria das vezes,

pronunciar as palavras de maneira errônea, sem um “L” ou um “R”, faz parte do desenvolvimento normal de meninos e meninas. Mas, se trocas e omissões de sons permanecem depois dos 3 anos, isso pode se tornar um problema no futuro ou até mesmo indicar uma doença mais grave.


Parâmetros do desenvolvimento da criança


0 aos 4 meses: Diante de sons mais intensos, a criança deve apresentar respostas como: despertar do sono, aceleração ou interrupção da mamada, sustos e piscadas dos olhos. Reage inconsistentemente aos sons dos familiares.


4 a 6 meses: A criança emite sons como se estivesse conversando, no seu desenvolvimento auditivo ela é capaz de localizar sons lateralmente e reconhecer a voz da mãe


7 a 9 meses: Já consegue demonstrar reações de agrado ou desagrado aos sons que ouve, ela já consegue também repetir palavras simples e apontar para o que quer.


12 meses: Compreende e responde a comandos verbais mais simples, fala suas primeiras palavras e imita acoes das pessoas. Identifica seu próprio nome quando é chamada.


Acima de 16 meses em seu desenvolvimento auditivo a criança é capaz de localizar todos os sons compreende ordens ou perguntas relacionadas a partes do seu corpo


18 meses: está apta a se comunicar formando frases curtas.







O atraso da linguagem e do desenvolvimento auditivo causa prejuízos significantes na vida de uma criança, aquelas nascidas com perda auditiva experimentam um sofrimento maior e, na maioria das vezes , apresentam dificuldade significativa no progresso educacional. Isso acontece porque a perda auditiva interfere na habilidade da aquisição da fala e no desovamento da linguagem, consequentemente a criança sofrerá com distúrbios emocionais e sociais além da redução do aproveitamento escolar. Ressaltamos que não só a criança que são afetadas negativamente pela perda auditiva e atraso de linguagem, mas também os pais e familiares. Por isso, a detecção precoce desses atrasos possibilita ações para intervenção fonoaudiológica ainda na fase do seu desenvolvimento .


Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor!


Para identificar a perda auditiva é primordial realizar a triagem auditiva neonatal (teste da orelhinha), esse é o primeiro passo para identificar a perda auditiva em uma criança recém nascida. O monitoramento das habilidades auditivas e linguísticas se faz essencial já que o ambiente que a criança vive pode repercutir negativamente em seu desenvolvimento.


Na área da fala e da linguagem, identificar e diferenciar estas alterações é o primeiro passo para o diagnóstico correto e para o planejamento adequado das condutas terapêuticas. É necessário planejar e elaborar um programa de intervenção para cada caso e para cada família. 


A Fonoaudióloga é a responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos relacionados à audição e  linguagem oral e escrita. Sempre que tiver dúvidas procure um profissional. 




Fga Manoella Chaves CEO & Fonoaudióloga

0 visualização

Telesom Curitiba

Rua Marechal Deodoro 352 - Centro 

Horário de Funcionamento: Seg à Sex 09:00hrs às 18:00hrs. Sáb 09:00hrs às 13:00hrs

Pontos de Atendimento Paraná

Litoral; União da Vitória; Morretes; Lapa; Paranaguá

41.3322-9797

41.99597-1283

Telesom Blumenau

Rua 07 de Setembro 1108- Centro

Horário de Funcionamento: Seg à Sex 09:00hrs às 18:00hrs. Sáb 09:00hrs às 13:00hrs

Pontos de Atendimento Santa Catarina - Brusque; Canoinhas; Capinzal; Itaiópoles; Rio Negrinho

47.3322-9000

47.99672-9052

Fique por dentro das novidades em nossas redes sociais

  • Instagram
  • Facebook